Itabuna paga novembro e 13º salário

Prefeitura fala em dificuldades mas em compromisso também
Ascom

O pagamento da folha salarial de novembro dos servidores municipais da Administração, Assistência Social e Manutenção e Desenvolvimento da Educação (MDE) foi creditado na sexta-feira, dia 29. A Prefeitura de Itabuna também pagou o 13º salário a todo o funcionalismo, incluindo os professores, prestadores de serviço e comissionados. A folha de pagamento dos professores, referente a novembro, será quitada até o 5º dia útil, já que depende da complementação de repasses do Fundeb.

A Prefeitura vem realizando o pagamento da folha salarial, regularmente, desde o início da gestão do prefeito Claudevane Leite. Os servidores lotados na Administração recebem sempre no mês trabalhado e os da secretarias da Saúde e Educação, que dependem de repasse do governo federal, recebem até o quinto dia útil do mês seguinte. Além disso, a Prefeitura regularizou a distribuição de vale-transporte e paga a primeira parcela do 13º no mês de aniversário do servidor.

Na semana passada, o prefeito Claudevane Leite lembrou, durante encontro com empresários na Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), que a maioria das prefeituras da região Sul da Bahia enfrenta dificuldades financeiras. “Muitas demitiram e não conseguem pagar os salários em dia, mas Itabuna está resistindo devido à economia, corte de despesas e austeridade” afirmou. 

A Secretária da Administração, Mariana Alcântara, comenta que a organização do serviço público passa pela questão salarial, pois a saúde financeira do servidor é importantíssima, assim como a motivação, o acompanhamento social e as capacitações. O secretário da Fazenda, Marcos Cerqueira, explicou que todos os esforços têm sido feitos para manter a regularidade. “Demos conta de todos os pagamentos, que foram efetivados no prazo, algumas parcelas foram até antecipadas.

Na avaliação da diretora de comunicação do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (Sindserv), Wilmaci Oliveira, a regularidade no pagamento dos salários é muito positiva. “Consideramos uma obrigação do gestor, mas em outras gestões nem sempre foi cumprido, então é positivo. A gente compreende o esforço que é feito” declarou.

Presidente eleita do Sindserv, a sindicalista Wilmaci Oliveira destaca a importância de se ter data certa para receber. “Antes havia uma insegurança e dúvidas dos credores. Houve, inclusive, uma época em que os servidores não tinham nenhum crédito em Itabuna” recordou.

Os servidores“O pagamento correto ajuda a gente a manter as contas sempre em dia e melhora o crédito, pois hoje os vendedores confiam quando a gente fala que é servidor da Prefeitura”. A afirmação é do guarda civil municipal Railan Alves Neres, há cinco anos servidor da Prefeitura de Itabuna e que atualmente tem ainda mais orgulho da função que exerce. Railan é um exemplo de funcionário público satisfeito com a regularidade no pagamento dos salários.

O agente de serviços gerais Esmeraldo Ermenegildo Santos há 23 anos trabalha no setor Operacional da Prefeitura e lembra a importância do salário em dia para aqueles que têm prestação ou empréstimo consignado. “Hoje a gente não paga juros. Melhorou muito, antes era um trabalho para receber, sempre atrasava. Agora sai no mês trabalhado” comemorou.

A auxiliar de escritório Sônia Maria Bispo Nascimento, que trabalha no Setor de Tributos há 34 anos, diz que só tem a agradecer. “Atualmente, a prefeitura paga em dia. Isso facilita muito a organização das contas” afirmou.

Para o comércio o impacto do pagamento da folha salarial em dia é realmente positivo, como esclarece o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Luiz Ribeiro. Segundo ele, quando o servidor municipal tem o salário pago na data certa a economia da cidade se mantém aquecida, “o comércio respira melhor e movimenta mais”, afirma.

O líder empresarial disse que há a grande oportunidade para o comércio se fortalecer. “No Natal deste ano teremos um momento privilegiado” observou Luiz Ribeiro, ressaltando que há notícias sobre a dificuldade econômica das Prefeituras em todo o Brasil. “Apesar disso, o gestor de Itabuna paga em dia”, comemorou.